Artrose do joelho: o tratamento é sempre cirúrgico?
- NOORD Ortopedia e Traumatologia
- 22 de set.
- 1 min de leitura

A osteoartrite ou artrose do joelho é uma patologia que gera grande incapacidade na população mundial sendo uma situação cada vez mais comum devido ao envelhecimento da população. Possui diversas causas que variam desde fraturas, lesões meniscais e ligamentares, doenças inflamatórias e até mesmo de causa genética.
Os principais sintomas ocorrem devido a perda da função dos mecanismos protetores da articulação como a cartilagem e os meniscos. Os pacientes podem apresentar além de dor queixas como rigidez articular, inchaço recorrente e deformidade das pernas.
O tratamento pode ser cirúrgico, porém, para a grande maioria dos pacientes, está indicado a realização de um tratamento conservador, o que pode permitir melhora sintomática importante postergando ou até mesmo evitando uma cirurgia. Esse tratamento envolve três pilares principais:
1. Fortalecimento e alongamento muscular
2. Redução de impacto nos joelhos
3. Medicações (analgésicos, anti-inflamatórios, infiltrações)
Com um adequado acompanhamento e com medicações direcionadas é possível sim um controle sintomático e melhora da qualidade de vida sem a realização de uma cirurgia.




Comentários