

Ortopedia Geral
É a especialidade que se encarrega dos cuidados com os ossos, músculos, articulações, ligamentos e outros componentes do sistema locomotor do organismo, sendo composta por um grupo de subespecialidades: mão, pé, coluna, ombro, joelho e quadril. Também é conhecida como Ortopedia e Traumatologia, ou Traumato-ortopedia, por tratar das lesões provocadas por traumas como, por exemplo, acidentes e outras ocorrências que provoquem a fratura óssea.
O que é ortopedia?
A ortopedia ou traumato-ortopedia é a especialidade médica encarregada de tratar lesões, traumas e algumas deformidades que refletem no aparelho locomotor. Isso envolve tendões, ossos, ligamentos e articulações.
Esta área também está relacionada à traumatologia, que trata contusões causadas por pancadas e acidentes, como as fraturas ósseas. A ortopedia e a traumatologia também têm grande importância na área esportiva, pois podem promover o tratamento de problemas adquiridos em decorrência da prática de exercícios físicos.
Qual a formação do ortopedista?
Para se tornar ortopedista, é necessário, primeiramente, ingressar na faculdade de medicina. Depois de estudar cerca de seis anos, é preciso realizar residência médica na especialidade, com a duração média de três anos. Ao final, o médico passará pelo exame da da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, obtendo assim o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT).
Quais problemas o ortopedista pode tratar?
A ortopedia serve para tratar determinadas doenças relacionadas a algum tipo de trauma, como torções, fraturas e luxação. O especialista cuida também de problemas que podem acontecer naturalmente, como câncer, deformidades ósseas e luxações congênitas. Este especialista também pode atuar na área esportiva, com o acompanhamento profissional de atletas. Os problemas mais comuns tratados por esta especialidade são doenças da coluna, artrose, bursite, hérnia, gota, tendinites, artrites e edemas.
Por meio do auxílio de um profissional, é possível corrigir e evitar deformações no corpo com a prática de exercícios que podem ser feitos em aparelhos ortopédicos em clínicas de ortopedia. Estas aparelhagens são conhecidas como órteses.
Os especialistas desta área também são aptos a realizarem cirurgias corretivas e ajudarem a tratar pacientes com problemas reumáticos em conjunto com outros médicos.
Quando procurar um ortopedista?
Além dos casos de trauma, queda ou lesão causada por qualquer tipo de acidente, o ortopedista deve também ser acionado em caso de dores e incômodos. São exemplos de sintomas relevantes: dores nas costas, formigamentos, problemas nas articulações, incômodos ao se movimentar e inchaços.
Quais exames o ortopedista pode solicitar?
Vale lembrar que, antes de começar um tratamento ortopédico, é necessário passar por avaliação e realizar exames. Os mais solicitados pelos médicos são raios X, ressonância magnética, tomografia e densitometria óssea. Com eles, é possível visualizar detalhadamente a região que o médico precisa verificar e, assim, chegar ao diagnóstico correto.